Caro aluno, este blog será um espaço de troca de informações e produção de conhecimento. Aqui você encontra o calendário com as datas das atividades avaliativas em sala de aula (cases, estudos dirigidos e provas), irá postar informações relevantes do trabalho que será desenvolvido ao longo do semestre e também poderá contribuir na sessão "comentários".
A primeira unidade de nossa disciplina trata sobre Globalização e Organizações. E para estrear este espaço, convido você a responder a seguinte questão:
O que é globalização e quais as consequências desse processo para as organizações?
É um processo que permeia as relações da sociedade global desde que o homem passou a se organizar em grupos sociais. Permite a relação entre grupos, pessoas e organizações nos diversos lugares em uma relação de tempo e espaço cada vez mais estreitada.
ResponderExcluirA globalização trata-se de um processo de integração econômica e social entre os países, esta permite que ocorram entre as pessoas, empresas e governos trocas de informações, transações financeiras e comerciais e a divulgação de aspectos culturais pelo mundo. Um dos impactos que as empresas podem sofrer com a globalização é concorrência direta de produtos estrangeiros o que exigirá maior esforço para que elas continuem ou se tornem competitivas no mercado interno. O segmento de atuação e a economia em geral podem ficar mais vulneráveis a crises devido à “globalização dos mercados” mais especificamente dos mercados financeiros como exemplo temos a crise financeira que ocorreu no fim 2008 até o começo de 2009. Com a globalização problemas econômicos na China podem abalar o desenvolvimento e atuação de empresas aqui no Brasil (Ex: Vale), por tanto as organizações devem ter uma visão mundial mesmo quando não atuam no comercio internacional uma vez que sofreram com a concorrência estrangeira e seu desenvolvimento econômico pode ser afetado pela economia mundial.
ResponderExcluirNada mais é do que o conjunto de transformações na ordem politica, cultural, social e economica mundial, onde é obtido a integração dos mercados em uma só cadeia, sendo explorada pela grandes corporações internacionais, obtendo a comunicação direta entre paises de longa distancia e havendo entre sí transações comerciais, dessa forma pode ocorrer consequencias positivas e negativas em relação a concorrencia, preço, tecnologia dentre outras.
ResponderExcluirA globalização é o processo de integração da economia nacional na economia internacional, que visa a expansão comercial, industrial, tecnológica e cultural.
ResponderExcluirO processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem cada vez mais os recursos tecnológicos para minimizar os custos e obter contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente.
Globalização e a integração mundial formado por inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial com objetivo de fortalecer cada vez mais no mercado que esta cada vez mais competitivo.
ResponderExcluirA globalização, processo que teve forte intensificação com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, em especial a internet, é o resultado da interação, tanto social quanto comercial, entre países e regiões do mundo. a globalização, muitas vezes vista apenas como comercial, pode ser encontrada na troca de hábitos, linguagares, costumes, gostos e outras caracterísitas entre povos.
ResponderExcluirTais mudanças estreitam as relações entre povos e, consequentemente, propiciam relações mais próximas e frequentes. Os países se tornam mais integrados.
Dessa forma, há várias formas de se encarar o novo cenário mundial, integrado e múltiplo: empresas nacionais não concorrem com empresas nacionais - concorrem com empresas de vários outros países, porém, as oportunidades de penetração no mercado são infinitamente maiores, uma vez que não há somente o mercado nacional a se atender - há o mercado mundial.
Enfim, a globalização, às organizações, oferece desafios e oportunidades. Cabe às organizações o desenvolvimento da competitividade, o uso das tecnologias no aperfeiçoamento de processos, o profissionalismo, para que consigam aproveitar as oportunidades da globalização, e não percam espaço ao não transporem os desafios impostos por esta tendência mundial.
Rodrigo, aqui é o Bernardo Rodrigues! Não sei porque, mas o nome que aparece é do Lucas, meu irmão!
A Globalização pode ser considerada tanto uma época histórica, quanto um fenômeno sociológico de compressão de espaço e tempo, ou ainda, um fenômeno sócio-econoômico. A compressão de espaço e tempo se relaciona diretamente com a influência sobre o cenário sócio-econômico, uma vez que muda o paradigma das relações entre pessoas e empresas. Portanto, as organizações, como já dito acima, enfrentam o desafio de se adaptarem de forma contínua e ágil às mudanças constantes trazidas por este cenário. É preciso ter visão e visibilidade global.
ResponderExcluirA GLOBALIZAÇÃO é algo que sempre existiu, porém tomou uma nova forma com a chegada da era da informação.
ResponderExcluirNão somos todos iguais, mas certamente a maior parte dos países do globo sofrem influências diretas de outros países, seja pelas interações comerciais - onde produtos e serviços de diversos mercados se encontram nas prateleiras das nossas lojas -, seja pelas interações sociais - através do contato humano que é cada vez mais comum, do contato pela internet, ou até mesmo dos contatos promovidos por grandes eventos mundiais.
Alguns países resistem mais do que outros, mas é inegável que muitos se aderem muito facilmente a novas culturas, hábitos, valores e linguagens e que todos sofrem alguma influência, de qualquer forma.
Do ponto de vista das organizações, independentemente do seu porte, elas certamente têm que entender que já enfrentam a concorrência direta do mercado global e que isso muda tudo. Se elas vão se internacionalizar ou não, isso independe, mas para sobreviverem e se tornarem cada vez melhores e maiores elas certamente terão que pensar na globalização de forma estratégica.
VInícius L. Resende
Gostei muito dos comentários. Acho que as novas contribuições poderiam trazer informações sobre os efeitos da globalização para as empresas brasileiras ou sobre a relação deste fenômeno com o comércio exterior atualmente.
ResponderExcluirA globalização ganhou uma dimensão maior depois da evolução da telecomunicação e do transporte. Ela favorece o mercado financeiro mundial, quebrando barreiras e unindo mercados de diferentes países.
ResponderExcluirIrreversível, a globalização oferece, ao mesmo tempo, oportunidades nunca vista antes de prosperidade econômica, mas também é extremamente exigente para empresas que desejam usufruir dessas vantagens, entendendo que a concorrência é internacional.
Hoje, o Brasil conta com muitas empresas que se arriscam no comércio internacional. Algumas mantêm, mesmo não obtendo o lucro desejável, seus produtos em “vitrines” do mercado estrangeiro, como estratégia para acrescentar valor ao seu produto e justificando o alto preço.
A produção doméstica por muito tempo beneficiou-se de políticas de proteção tarifária e não-tarifária, tornando o mercado interno cativo e sem concorrência. Porém,o setor industrial brasileiro, que não se preocupava em concorrer com outros mercados, é sacudido
ResponderExcluirviolentamente com a aceleração da globalização e da abertura comercial que se acentua no final dos anos 80 e início dos anos 90.Cabe lembrar que com a provável implementação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), a partir de 2005, exige-se desde agora o preparo das empresas para esta nova etapa de competição econômica, cultural e tecnológica, que já se apresenta de forma intensa e crescente. Internamente, as empresas brasileiras têm adotado e implementado programas de reengenharia, redução
de custos, enxugamento de estruturas e adaptações de suas linhas de produção. No entanto, tais medidas são consideradas insuficientes, pois não alteram na forma
e o modo de organização das empresas, que utilizam métodos gerenciais antiquados, tecnologia centrada apenas nos equipamentos produtivos, com gestão empresarial centralizada e autoritária que as impede de obter competitividade internacional.
Portanto, é necessário adotar políticas de crescimento empresarial condizentes com os
desafios competitivos da globalização e da abertura dos mercados, dotando-as de uma mentalidade de administração inovadora, capaz de mobilizar o conjunto de meios de produção (capacidade empresarial e tecnológica, capital, recursos humanos
e naturais) de forma sinérgica, possibilitando às empresas crescer de forma estruturada para
enfrentar os desafios futuros. As empresas, ao se capacitarem de acordo com os padrões
internacionais, podem tanto vir a ser fornecedoras de grandes empresas globais como passar a ofertar produtos e serviços para o mercado internacional em condições de competir com outros fabricantes em qualidade e preço.
A globalização pode ser definida em poucas palavras como integração a nível mundial, onde tudo é muito mais rápido socialmente, economicamente, culturalmente, politicamente...
ResponderExcluirÉ um processo que precisamos conhecer bem para que possamos identificar grandes oportunidades que venham surgir de uma economia globalizada, mas, também identificar os impactos negativos que podemos sofrer sendo em muitos casos irreversíveis.
Vejo a globalização como uma aproximação da realidade dos povos por meio da disseminação da informação. É, portanto, a diminuição da distância psiquica entre as nações.
ResponderExcluirEsse processo demanda maior competitividade das organizações. Isso quer dizer que elas devem estar preparadas para enfrentar um mundo em que a troca de informações acontece numa rápida dinâmica e que as novas gerações acompanham as mudanças com crescente capacidade de adaptação e demanda consideravelmente inconstante.
A globalização é um processo de integração regional, tecnológica e cultural, estabelecendo uma redução nas economias possibilitando o surgimento de uma condição financeira globalizada.
ResponderExcluirAs empresas podem sentir os efeitos da globalização tanto positiva quanto negativamente. Positivamente quando já estão aptas às mudanças, pois estão atualizados com o mundo globalizado e negativamente quando percebem que precisam se adequar às constantes mudanças que ocorrem no cenário mundial.Porém, a forma negativa de perceber essa questão não deixa de ser uma oportunidade para as organizações se adequarem à globalização para cada vez mais se tornarem competitivas no mercado.
ResponderExcluirDe forma geral, globalização é um conjunto de processos que promovem a integração social,
ResponderExcluircultural, política e econômica entre os diversos países do mundo e a aproximação dos mesmos
através dos diversos meios de comunicação, hoje muito desenvolvidos e através do comércio, cada
vez mais abrangente.
Com a saturação dos mercados internos dos países desenvolvidos, se viu a necessidade de uma
expansão desses mercados para os países menos desenvolvidos. Sendo assim, digo que a motivação
da globalização foi e continua sendo o capitalismo e a necessidade de integração entre os mercados
do mundo inteiro.
O aquecimento desse mercado cada vez mais globalizado promove um desenvolvimento nos
processos de integração e meios de comunicação. Podemos ver o avanço da internet e dos recursos
tecnológicos que facilitam cada vez mais a aproximação das pessoas, bem como a importação e
exportação de mão-de-obra.
Globalização é um termo difícil de conceituar dentro dos parâmetros que vivemos hoje devido a abrangência que pode atingir, entretanto, de forma simplória, pode-se dizer que é um processo que diz respeito as relações internacionais e impacta em todas as relações humanas como economia, comunicação, tecnologia, etc.
ResponderExcluirA evolução do modelo capitalista sobre os demais modos de vida acaba por internacionalizar o comportamento e as ações das pessoas e das organizações, desconsiderando fronteiras e se arraigando na maior parte do mundo.
Este processo pode ser melhor compreendido pelo comércio mundial, onde temos uma interdependencia global de serviços e produtos que gera benefícios através do aumento do comércio e dos investimentos estrangeiros e da competitividade para as empresas.
Por outro lado, estas organizações têm que aprender a se reinvendarem para se adequarem à esta estrutura e mais ainda, se estabelecerem de forma a gerar um desenvolvimento sustentável, com formas de produção que beneficiem a sociedade como um todo, já que aos poucos esta vem tomando consciência de que para estar no mercado, independe se local ou globalmente, deve-se haver um mínimo de respeito pelo sistema social e ambiental.
Faço minas palavras a dos autores David Held e Antony McGrew:
ResponderExcluir“Não existe uma definição única e universalmente aceita para a globalização. Como acontece com todos os conceitos nucleares das ciências, seu sentido exato é contestável. A globalização tem sido (quando os altos dos agentes sociais de um lugar podem ter conseqüências significativas para “terceiros distantes”; como compreensão espaço temporal (numa referencia ao modo como a comunicação instantânea vem desgastando as limitações da distância e do tempo na organização e na interação social); como interdependência acelerada entendida como a intensificação do entrelaçamento entre economias e sociedades nacionais, de tal modo que os acontecimentos de um país têm impacto direto em outros; como um mundo em processo de encolhimento (erosão das fronteiras e das barreiras geográficas a atividade socioeconômica); e, entre outros conceitos, como integração global, reordenação das relações de poder inter-regionais, consciência da situação global e intensificação da interligação inter-regional.”
A consequência da globalização é a integração e a interdependência entre os países.
A globalizção nada mais é do que um processo de integração entre os países, seja esta integração social, política, econõmica ou cultural. Esse processo existente há séculos, tornou-se mais viável com o desenvolvimento tecnológio, que facilita a comunicação instantânea entre várias partes do globo. É um processo extremamente importante para o desenvolvimento mundial.
ResponderExcluirA globalização é o processo de integração entre os países, especialmente para o mercado, mas também para as culturas, as pessoas, a tecnologia e sua força principal: a informação. Este processo provoca a conectividade no mundo, através da informação, o que influenciou drasticamente o mercado nas últimas décadas no que diz respeito à rapidez dos processos organizacionais, acesso a diferentes tecnologias e estudos, acesso aos mercados e etc. Se hoje uma organização pode ser vista e notada mundialmente, seus lucros e oportunidades se multiplicam rapidamente gerando mais riqueza, mais emprego, mais crescimento econômico, fortalecimento das moedas, acesso a produtos estrangeiros... e não há como imaginar dois minutos de sua vida sem fazer parte disso!
ResponderExcluirGlobalização é um processo de integração de todas a vias existentes em âmbito global. Pela globalização é possivel a troca em diversos níveis entre países e o inter relacionamento entre eles. E graças ao desenvolvimento tecnologico, esse processo avançou nos últimos séculos e hodiernamente permeia todas as relaçoes entre os agentes internacionais.
ResponderExcluirGlobalização é um nome dado para um processo de conectividade e interdependência dos mercados mundial e empresarial. Este processo tem crescido cada vez mais nas ultimas décadas com os avanços tecnológicos, trazendo assim mais oportunidades das pessoas se comunicarem, e negociarem internacionalmente em diversas partes do mundo. Como dito anteriormente a globalização é um fator de grande importância para as organizações pois a mesma facilita as negociações internacionais, as comunicações entre países, ajuda a gerar competitividade entre as empresas estrangeiras já que a dimensão geográfica de um pais não é mais um fator problema.
ResponderExcluirGlobalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados, explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger da sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. As fontes de informações também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de comunicação. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países.
ResponderExcluirA globalização é um fenômeno que integra os países nos âmbitos culturais, econômicos e políticos, diminuindo cada vez mais as barreiras internacionais com o avanço da tecnologia.
ResponderExcluirAs empresas são afetadas diretamente pela globalização, uma vez que este fenômeno facilita as relações comerciais tanto no âmbito nacional quanto no âmbito internacional.
A Globalização é um fenomeno que existe desde que o mundo é mundo. Até os ventos percorrem todo o globo. Os seres naturais tendem a extender suas fronteiras em busca de mais espaço.
ResponderExcluirO homem também busca expandir seu espaço de ocupação em busca de mais.
O Homem é um ser globalizado desde que existe, uma vez que sempre que precisar de mais espaço vai expandir fronteiras.
hoje, esta tendencia natural recebeu nome: Globalização, e possui várias tentativas de definição.
A expansão de fronteiras gera naturalmente competição(para Darwin - seleção Natural). Esta competição seleciona quem tem mais capacidade de se manter até que tenha alguem que supere tal capacidade e tome seu lugar.
Expansão de territorio gerando competição por espaço, seleção dos mais capacitados: Globalização.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO processo de globalização consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural.
ResponderExcluirSegundo Marx e Engels, "no lugar da tradicional auto-suficiência e do isolamento das nações surge uma circulação universal, uma interdependência geral entre países".