O aumento da demanda por carros no mercado brasileiro está impulsionando a produção de carros da FIAT na Argentina. Segundo reportagem da Revista Exame, se estes mercados mantiverem os atuais níveis de crescimento, em dois anos a empresa estará utilizando toda a capacidade instalada. A FIAT da Argentina exporta 85% de sua produção para o Brasil e em 2010 deverá registrar uma produção record de 680 mil veículos.
Link para a matéria: Fiat argentina pode triplicar produção por demanda no Brasil
É muito bom saber que o crescimento da economia brasileira influencia positivamente a Argentina à medida em que há a possibilidade da fábrica da Fiat em Córdoba gerar mais emprego e renda para os argentinos com o aumento da demanda brasileira por carros. Mas para mim surge uma questão sócio ambiental que não sei se o Brasil será capaz de suportar. Será que a infra-estrutura do país aguentará a satisfação desta demanda crescente? Porque uma coisa é existir a demanda, outra é atendê-la; e aí como o nosso país lidará com esta situação? Mais carros para poluir as cidades, para aumentar os engarrafamentos... Há de existir uma alternativa para equilibrar este possível sucesso da Fiat e a piora de alguns quesitos no Brasil, mas será que serão adotadas medidas para isso?
ResponderExcluirA crescente demanda brasileira por produtos que, em alguns casos as empresas não conseguem atender a demanda interna influencia a economia de outros países, no nosso exemplo, o aumento do desejo de mais brasileros comprarem carro e a economia da Argentina. Essa demanda pode gerar mais empregos e impulsionar a produção argentina de carros, além de atender nosso mercado. Isso é positivo no sentido de aumentar a produção e exportações argentinas, mas pode ser negativo para o Brasil pois estaremos importando mais ao invés de incentivar a produção nacional. Talvez esse seria o momento de a Fiat pensar em uma forma de expandir sua capacidade de produção da fábrica brasileira.
ResponderExcluirCamila e Giselle, vocês tocaram em pontos muito importantes. Por um lado, o crescimento econômico impulsiona a venda de carros, necessitando a ampliação da produção tanto no Brasil quanto na Argentina. Bom para o Mercosu. Por outro lado, há de se acompanhar o crescimento com investimentos em infraestrutura. Na minha opinião a falta de uma infraestrutura adequada e de programas de formação de mão de obra serão os maiores entraves para o crescimento brasileiro.
ResponderExcluir